Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10259
Título: Avaliação dos níveis séricos de fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF) em idosos pós COVID-19: um estudo caso-controle aninhado a uma Coorte
Autor(es): Burigo, Sandra Grijó
Orientador(es): Rosa, Maria Inês da
Co-orientador: Colonetti, Tamy
Palavras-chave: Fator neurotrófico derivado do encéfalo
COVID-19 – Efeito fisiológico
Cognição em idosos
Envelhecimento - Aspectos da saúde
SARS-CoV-2
Descrição: Dissertação submetida para aprovação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva [Mestrado Profissional] da Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Resumo: Introdução: Mundialmente, a covid-19 atingiu mais de 676 milhões de pessoas, causando mais de 6 milhões de óbitos. A covid-19 pode ocorrer de forma leve a moderada na maioria dos indivíduos saudáveis, podendo apresentar risco de vida ou sintomas debilitantes persistentes em alguns casos. O determinante mais importante da gravidade da doença é a idade, sendo os indivíduos idosos considerados população de alto risco. Além disso, alterações em neurotrofinas e a própria infecção viral podem estar relacionados com o comprometimento cognitivo na população idosa acometida com a doença, ocasionando danos a longo prazo correlacionados com a infecção por SARS-CoV-2. Objetivo: Avaliar os níveis séricos de BDNF em paciente com covid-19 prévio e controles. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional, do tipo caso-controle aninhado em uma coorte, com idosos com 60 anos ou mais, acometidos ou não pela covid-19, residentes da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera. Foi aplicado questionário para avaliar perfil sociodemografico, coleta de sangue para o marcador sorológico BDNF, além da avaliação cognitiva através do Miniexame do Estado Mental, Teste do desenho do relógio e de fluência verbal. Os dados coletados foram analisados com auxílio do software IBM Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 22.0, onde realizou-se uma descritiva, apresentando média e desvio padrão das variáveis contínuas e frequências e porcentagens das variáveis dicotômicas. Foi utilizada a medida de associação Odds Ratio, através da regressão logística, com intervalo de confiança de 95%. Resultados: Ao todo 151 participantes, sendo 72 pertencentes ao grupo covid-19 e 79 pertencentes ao grupo controle, foram avaliados. A média de idade dos participantes foi de 68,6 (DP±6,9) anos, sendo 56,3% do sexo feminino. Quanto a presença de doenças antes da pandemia, observa-se diferença significativa entre o grupo covid-19 e o grupo controle (p= 0,042), relacionado a maior prevalência de cardiopatias no grupo covid-19 (23,6% versus 8,9%, p= 0,013) e doenças reumatológicas (33,3% versus 17,7%, p= 0,027). Ao analisar os níveis de BDNF nos participantes encontrou-se diferença significativa nas medias entre os participantes, sendo que os idosos que tiveram covid-19 apresentavam valor reduzidos do marcador (p=0,012). Na regressão logística verificou-se associação entre a hipertensão e menores níveis de BDNF (OR 2,06, IC 95%= 1,01-4,23) e entre a covid-19 e redução nos valores de BDNF (OR 2,81 IC 95%= 1,34-5,87). Conclusão: Nosso estudo demonstrou associação entre níveis baixos de BDNF e covid-19 assim como redução de BDNF em idosos com hipertensão arterial. Esses resultados contribuem para o planejamento de ações na saúde coletiva visando a promoção de um envelhecimento ativo e na preservação a autonomia dos idosos pós-covid 19.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10259
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCSCol)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.