Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10258
Título: Ocorrência de contaminação do SARS-CoV-2 em profissionais cirurgiões dentistas: proposta de protocolo de atendimento odontológico em decorrência da pandemia da COVID-19
Autor(es): Floriano, Deivid de Freitas
Orientador(es): Ceretta, Renan Antônio
Palavras-chave: Contenção de riscos biológicos
COVID-19 – Aspectos da saúde
Odontologia - Medidas de segurança
SARS-CoV-2
Doenças – Prevenção
Administração de risco
Descrição: Dissertação submetida para aprovação no exame de qualificação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva [Mestrado Profissional] da Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Resumo: Com a pandemia de COVID-19, aumentaram-se as preocupações no ambiente odontológico, tanto para os profissionais como para os pacientes, por ser a clínica odontológica altamente capaz de propagar a contaminação do vírus SARS-COV2. Devido a isso, protocolos de biossegurança foram preconizados, com o intuito de diminuir os níveis de contaminação e contágio, com suas consequências. O estudo teve por objetivo verificar a prevalência da contaminação do SARS-COV-2 nos profissionais cirurgiões dentistas e criar uma nova proposta de protocolo de atendimento odontológico em decorrência da pandemia da COVID-19, buscando a redução da contaminação do vírus durante os procedimentos odontológicos. Foi realizada uma pesquisa descritiva e de campo, envolvendo profissionais do Serviço Odontológico da Rede Municipal de Saúde de Criciúma/SC e da Clínica Integrada de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Realizou-se ainda entrevista com o profissional, aplicada por meio de um roteiro semiestruturado. Realizou-se o teste rápido para a detecção de anticorpos (IgG/IgM) para COVID-19 na amostra. Também foi formulado um protocolo de biossegurança, observando-se o período atual da doença. Os resultados indicaram que houve ocorrência significativa de contaminação por SARS-COV-2em profissionais cirurgiões-dentistas nos dois ambientes clínicos investigados. Porém, não se pode precisar se o contágio ocorreu devido à prática profissional, mesmo havendo indicação de que alguns profissionais demonstraram que não fizeram uso irrestrito dos EPIs implementados. Concluiu-se que mesmo com normas rígidas impostas, pode haver ocorrência de profissionais infectados na clínica odontológica. Disso decorre a necessidade dos profissionais continuarem a seguir rigorosamente as ações preconizadas pelos protocolos de biossegurança.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10258
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCSCol)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deivid de Freitas.pdfDissertação468,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.