Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10255
Título: Custos no agronegócio: panorama das pesquisas nacionais
Autor(es): Batista, Wesley de Souza
Orientador(es): Cittadin, Andréia
Palavras-chave: Contabilidade rural
Custos
Agronegócio
Produção científica
Gestão de custos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O agronegócio é considerado um dos principais setores para economia nacional, além de contribuir socialmente com produção de alimentos, geração de empregos e renda e com a subsistência de famílias que sobrevivem das atividades agropecuárias. Contudo, ainda há dificuldades no gerenciamento das propriedades rurais, sobretudo, das pequenas que são de origem familiar. Desta forma, este artigo tem o objetivo de examinar o perfil da produção científica sobre custos no agronegócio brasileiro na base de dados Web of Science. Para tanto, foi utilizada pesquisa descritiva, com análise quantitativa e qualitativa, e como procedimento se efetuou uma revisão de literatura. Para seleção dos artigos analisados foram empregadas as palavras-chave “costs in agribusiness” e “costs in agriculture”, com ênfase no período de 2000 a 2022, constituindo um portfólio de 42 artigos científicos. Como principais resultados foi evidenciado que: a) o período com maior número de publicações foram os anos de 2009, 2015 e 2018; b) o periódico que apresentou maior publicação sobre a temática foi Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (16,67%); c) a maioria dos artigos, aproximadamente 43%, apresentam cinco ou quatro autores e 96% dos autores publicou somente um artigo; d) o autor mais profícuo foi Haroldo Carlos Fernandes, afiliado a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com 3 estudos; e) a UFV está entre as IES que apresentaram maior expressividade; e, f) as palavras-chave mais evidenciadas foram custos de produção, custos, lucratividade, rentabilidade e estão aderentes às temáticas mais pesquisadas. Conclui-se que o assunto custos no agronegócio apresenta-se como um campo de pesquisa e aplicação prática promissor no cenário nacional.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10255
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wesley de Souza Batista.pdfTCC413,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.