Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10254
Título: E-social: análise sobre incidência de erros no processo de implantação da obrigação acessória dos clientes de uma empresa de software contábil
Autor(es): Gonçalves, Sergio Nascimento
Orientador(es): Machado, Luan Philippi
Palavras-chave: eSocial
Departamento de pessoal
Segurança digital
Folha de pagamento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Em busca de unificar as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais foi elaborado um projeto pelo governo federal denominado eSocial – Sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Foi divulgado pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014. Desse modo, o objetivo deste estudo é analisar os principais erros ao realizar a entrega da obrigação acessória ao eSocial utilizando um software contábil. Este estudo é apresentado como uma pesquisa quantitativa, quanto aos objetivos caracteriza-se como descritiva, aos procedimentos foi adotado um estudo de caso. Para realizar o estudo foi utilizado o banco de dados de uma empresa de software contábil que atua em nível nacional, essa empresa conta com suporte que registra todos os atendimentos relacionados aos erros do eSocial ocorridos na entrega da obrigação por meio do software contábil. A pesquisa foi realizada, aplicando um filtro com a data da implantação do eSocial de acordo com seu cronograma de envios, nos três primeiros meses do início da obrigatoriedade, informando o evento e o erro ocorrido é possível identificar a quantidade de erros obtidos no período indicado. Com esse estudo de caso foi possível identificar que na fase de implantação do grupo 3 ocorreu a maior frequência de erros, enquanto na fase de implantação do grupo 1 teve uma baixa demanda, que pode-se justificar devido ao atraso no envio dos eventos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10254
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sergio Nascimento Gonçalves.pdfTCC1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.