Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10252
Título: Análise dos indicadores econômico-financeiros da empresa Eucatex utilizando a recuperação judicial como marco histórico
Autor(es): Pirolla, Sabrina Colombo
Orientador(es): Silva, Sérgio Mendonça da
Palavras-chave: Indicadores contábeis
Indicadores de liquidez
Endividamento
Rentabilidade
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O objetivo geral do presente estudo é analisar o comportamento dos indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade da empresa Eucatex durante os anos de 2000 a 2015, que compreende o período antes, durante e após sua Recuperação Judicial. Quanto à abordagem do problema, este estudo se classifica como qualitativo, quanto aos objetivos é descritivo e quanto a estratégia de pesquisa é documental. Para a obtenção dos dados da empresa objeto desse estudo, a Eucatex S.A. Indústria e Comércio, foram utilizados os sites da CVM e da B3, sendo coletadas as informações necessárias para a composição das fórmulas dos indicadores no Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício dos anos de 2000 a 2015. Os resultados foram apresentados por meio de gráficos, para melhor visualização e interpretação dos mesmos, onde foi possível constatar que o comportamento dos indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade no período anterior a Recuperação Judicial já se apresentava desfavorável, mas que a partir de 2006, já durante o processo de Recuperação Judicial, notou-se a melhora dos indicadores, apesar de alguns ainda se mostrarem desfavoráveis. No período posterior a Recuperação Judicial, verificou-se que alguns indicadores voltaram a mostrar queda no desempenho, caracterizando um cenário desvantajoso para a empresa.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10252
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina Colombo Pirolla.pdfTCC2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.