Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10251
Título: A percepção dos prestadores de serviços hospitalares acerca do papel do contador na gestão tributária da Lei n. 11.727/2008
Autor(es): Pereira, Nathalia da Silva
Orientador(es): Cardoso, João Vanio Mendonça
Palavras-chave: Planejamento tributário
Contabilidade tributária
Benefícios fiscais
Tributos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A busca pela redução da carga tributária é constante e feita por meio de estudos que envolve o planejamento tributário. Na área médica com a Lei n.º 11.727/2008, surge a possibilidade da redução das bases de cálculo de IRPJ e CSLL para as empresas prestadoras de serviços hospitalares e equiparadas. Neste contexto a presente pesquisa tem o objetivo de analisar a importância do profissional contábil na gestão tributária das empresas de serviços hospitalares acerca dos benefícios fiscais da lei n.º 11.727/2008. Para alcançar o objetivo utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva a partir de um estudo multicasos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com quatro contadores e quatro gestores de clínicas médicas da cidade de Criciúma/SC. Como principais resultados, destaca-se as diversas mudanças na legislação, o receio dos contribuintes, e a participação fundamental do contador no processo, desde o conhecimento da legislação, o planejamento tributário dentro das empresas, o contato direto com seus clientes, a apresentação das melhorias e reduções dos impostos, além do esclarecimento quanto as vantagens dos benefícios até a adesão efetiva trazendo a redução tributária aos clientes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10251
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathalia da Silva Pereira.pdfTCC1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.