Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10250
Título: Gestão na agricultura familiar: um estudo com produtores rurais associados de uma cooperativa localizada no sul de Santa Catarina
Autor(es): Mazzorana, Michele
Orientador(es): Silva, Sérgio Mendonça da
Palavras-chave: Agricultura familiar
Cooperativa agropecuária
Gestão
Produtores rurais
Propriedade rural
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A agricultura familiar é um modelo economicamente sustentável, pois garante o sustento das famílias rurais, o abastecimento de alimentos no mercado interno alinhado a segurança alimentar, favorecendo o cenário da oferta e demanda regional e diminuindo os índices do êxodo rural. Para tanto, é indispensável que os gestores rurais avaliem os processos de produção em suas propriedades e utilizem dados confiáveis para as tomadas decisórias da unidade produtiva. Este estudo possui como objetivo geral pesquisar quais processos gerenciais os produtores rurais associados da Cooperbelluno utilizam para administração diária da sua propriedade. Quanto a metodologia, essa pesquisa possui uma abordagem quantitativa, com objetivo descritivo e realizada por meio de um levantamento. A técnica utilizada para coleta dos dados foi a aplicação de um questionário com os produtores rurais familiares associados da Cooperbelluno. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos agricultores pesquisados adotam processos gerenciais que ajudam na produção diária da propriedade rural o que consequentemente contribui para melhorar a qualidade dos produtos ofertados. Percebeu-se também, de acordo com os achados da pesquisa, que os produtores se preocupam em registrar o máximo de informações que lhes servirão de base para a tomada de decisões do negócio e da propriedade rural.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10250
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michele Mazzorana.pdfTCC777,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.