Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10249
Título: Avaliação de desempenho financeiro e não financeiro: impactos da pandemia do Covid-19 nas empresas de grãos listadas na B3
Autor(es): Nazário, Maria Eduarda Fernandes
Orientador(es): Castanha, Eduardo Tramontin
Palavras-chave: Agronegócio
Indicadores operacionais
Indicadores socioambientais
Indicadores financeiros
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Atualmente, o setor de grãos demonstra um grande potencial econômico para o Brasil, principalmente com o cultivo e exportação do milho e da soja. Entretanto, a pandemia de Covid-19 tem causado impactos de todas as ordens nos sistemas produtivos de diversos setores, incluindo o agronegócio. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar os impactos da pandemia da Covid-19 no desempenho financeiro e não financeiro de empresas do segmento de grãos listadas na B3. O estudo de abordagem qualitativa e análise documental investigou os indicadores financeiros, operacionais e socioambientais, extraídos das demonstrações financeiras e não financeiras das empresas do segmento de grãos listadas na B3. Os resultados revelam que, em linhas gerais, as organizações apresentaram melhora em seus indicadores de desempenho financeiro, operacional e socioambiental durante o período pós-pandemia em relação ao período anterior a pandemia. Estes achados vão de encontro aos resultados esperados, uma vez que diversos setores foram profundamente afetados pela manifestação da Covid-19. Tal aspecto pode ser explicado por variáveis relacionadas ao aumento do consumo de grãos pela China e redução dos estoques de grão dos EUA durante o período pandêmico, o que estimulou a exportação de grãos pelas organizações investigadas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10249
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Eduarda Fernandes Nazário.pdfTCC446,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.