Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10248
Título: Perfil do investidor pessoa física: uma análise sob a perspectiva de profissionais de instituições financeiras
Autor(es): Teixeira, Maria de Lurdes de Moraes
Orientador(es): Benfatto, Anderson Corrêa
Palavras-chave: Análise de investimentos
Perfil do investidor
Instituições financeiras
Habilidades profissionais
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A importância de os investidores possuírem conhecimentos sólidos sobre investimentos e suas características reside na capacidade de tomar decisões informadas, maximizando as oportunidades de lucro e minimizando os riscos. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo identificar e compreender características do perfil do investidor sob a perspectiva de profissionais de instituições financeiras. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionário e entrevista, contendo 5 respostas de entrevistas e 3 de questionários, tanto a entrevista quanto ao questionário continham 31 pergunta abertas e fechadas. Sendo coletas por colaboradores do mercado financeiro, Banco Comercial, Cooperativa de Crédito, Distribuidora de Valores Mobiliários. A coleta de dados correu no mês de maio de 2023 e os dados foram transcritos e tabulados no Microsoft Excel. Diante da pesquisa é possível identificar sob a percepção do profissional do mercado financeiro que o perfil conservador é o que predomina nas instituições financeiras, tendo boa relevância o perfil moderado. Os resultados apresentam que os investidores em maioria são homens, casados, com renda acima de R$ 15.000,00 e possuem como fonte de renda o empreendedorismo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10248
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria de Lurdes de moraes Teixeira.pdfTCC554,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.