Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10247
Título: Responsabilidade socioambiental nas empresas do setor financeiro listadas no índice de sustentabilidade empresarial
Autor(es): Souza, Leticia Viana de
Orientador(es): Santos, Ana Paula Silva dos
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
Instituições bancárias
Brasil Bolsa Balcão (B3)
Índice de sustentabilidade empresarial
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As empresas do setor financeiro contribuem para a sustentabilidade a partir de suas operações e investimentos. As instituições listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) se comprometem com a sustentabilidade socioambiental e com a boa governança, desta forma a pesquisa objetiva identificar as práticas de responsabilidades socioambientais das empresas do setor financeiro listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para o alcance do objetivo efetuou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e realizada por meio de dados documentais. Foram coletados os relatórios anuais de 2021 das instituições financeiras listada no ISE e a partir disso, foram analisadas as práticas socioambientais. As empresas listadas no ISE são Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Itaú, Pan e Santander. As práticas encontradas nos relatórios das instituições têm impactos positivos para a sociedade e meio ambiente, contribuindo assim para os objetivos do desenvolvimento sustentável. Pode-se observar que os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) impactados pelo setor financeiro foram o ODS 5 Igualdade de Gênero, ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 10 Redução das Desigualdades e ODS 13 Ação contra a mudança global do clima. As instituições financeiras que têm compromisso sobre o desenvolvimento sustentável tendem a se manter a longo prazo no mercado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10247
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia Viana de Souza.pdfTCC799,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.