Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10246
Título: Estudo dos indicadores financeiros e das contas patrimoniais na gestão de uma entidade do terceiro setor
Autor(es): Santos, Laura Dalmolin dos
Orientador(es): Benfatto, Anderson Corrêa
Palavras-chave: Indicadores financeiros
Entidades sem fins lucrativos
Avaliação patrimonial
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As atividades do terceiro setor, que englobam partidos políticos, ONGs, igrejas e outras instituições, estão se tornando cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Elas desempenham um papel fundamental na gestão de bens públicos e trazem benefícios florescentes para a coletividade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo geral de analisar o desempenho dos indicadores de liquidez, endividamento e contas patrimoniais de uma entidade do terceiro setor. O estudo envolveu a coleta e análise de dados de uma entidade do terceiro setor localizada em Criciúma, Santa Catarina. Os dados secundários utilizados no estudo foram fornecidos pela própria entidade e consistiram em balanços patrimoniais, demonstrativos de resultados e notas explicativas, abrangendo o período de 2013 a 2022. A pesquisa concentrou-se na análise de indicadores de liquidez, endividamento e contas patrimoniais. Os resultados indicam que a entidade do terceiro setor atendido apresentou indicadores de liquidez e endividamento consistentes ao longo de todo o período observado. No entanto, as dificuldades enfrentadas durante o período da pandemia de COVID-19, com uma diminuição significativa de doações e convênios, o que levou a entidade a continuar a empréstimos e recursos financeiros.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10246
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laura Dalmolin Santos.pdfTCC873,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.