Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10245
Título: Comparação entre o preço orientativo e o preço praticado em um comércio de autopeças do sul de Santa Catarina
Autor(es): Freitas, Larissa Elias de
Orientador(es): Silva, Realdo de Oliveira da
Palavras-chave: Precificação
Mark-up
Competitividade
Contabilidade de custos
Peças automotivas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A definição de preços para produtos e serviços é um desafio frequente enfrentado pelas empresas. Ao determinar o preço de venda com base na contabilidade de custos, é essencial considerar os gastos incorridos e o lucro desejado pela empresa. O objetivo deste trabalho é estabelecer os preços de referência e compará-los com os preços praticados por uma empresa de Auto Peças em Araranguá, Santa Catarina. Demonstrando como a Contabilidade Gerencial de Custos pode contribuir no momento da precificação de produtos e serviços. A pesquisa também envolve a comparação dos preços formados com os praticados pela concorrência, bem como considerações sobre as variações encontradas. A metodologia deste estudo é descritiva, utilizando variáveis qualitativas, e foi realizado um estudo de caso para embasar as análises. Os resultados mostraram que a Empresa D estabelece seu preço de venda com base no mercado, sem levar em consideração os custos de comercialização. A comparação revelou que os preços de referência ficaram acima dos praticados pela concorrência, e indicou dificuldade em praticar preços competitivos e contabilmente corretos principalmente em produtos com custo de aquisição elevado, o que demanda estratégias para adequar todas as necessidades do setor comercial.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10245
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Elias de Freitas.pdfTCC994,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.