Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10244
Título: Regime especial de tributação: um estudo sobre o conhecimento do benefício tributário na ótica dos profissionais da contabilidade e de incorporadoras imobiliárias da região da AMESC
Autor(es): Santos, Lara Matos dos
Orientador(es): Fontana, Patriele de Faveri
Palavras-chave: Regime Especial de Tributação
Mercado imobiliário
Incentivos fiscais
Planejamento tributário
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O Regime Especial de Tributação (RET) é uma alternativa de redução tributária para o setor imobiliário, no entanto, o seu desconhecimento entre os profissionais contábeis leva à baixa adesão ao benefício e a não utilização como planejamento às incorporações imobiliárias. Logo, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o conhecimento e utilização do Regime Especial de Tributação no setor imobiliário entre profissionais da contabilidade e de incorporadoras imobiliárias da região da AMESC. Para alcançá-lo, a pesquisa classificou-se em termo metodológicos como qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio do levantamento, contando com a utilização de dois questionários, um para cada população de pesquisa envolvida. A análise dos resultados compreendeu profissionais contábeis assim como as empresas do segmento imobiliário com atividades de incorporação. Diante da pesquisa realizada, verificou-se que uma expressiva parcela da amostra contábil respondente não atua no setor e, entre os atuantes, a maioria desconhece o RET, sendo utilizado somente por 20% dos profissionais do setor compreendido. Por outro lado, metade das incorporadoras respondentes afirmou conhecer o regime, e 25% disseram estar adeptas a ele. Ainda, dentre as empresas que não conheciam o RET, 50% apresentaram interesse em efetuar um estudo para possível adesão. Dessa forma, observou-se que a classe contábil pesquisada se apresenta desatualizada quanto ao regime quando comparado ao setor imobiliário abordado no estudo. A procura e interesse ao benefício tributário pelo mercado imobiliário apontado na pesquisa foi de maior representatividade em relação ao conhecimento e atuação contábil no regime e no setor imobiliário geral.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10244
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lara Matos dos Santos.pdfTCC1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.