Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10243
Título: Instrumentos da contabilidade gerencial para gestão das incorporadoras imobiliárias localizadas no extremo sul catarinense
Autor(es): Kouketsu, Laís Casagrande
Orientador(es): Castanha, Eduardo Tramontin
Palavras-chave: Informações contábeis
Instrumentos gerenciais
Incorporação imobiliária
Planejamento
Tomada de decisões
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A contabilidade gerencial é fundamental para organizações do setor imobiliário, pois fornece informações relevantes e estratégicas que auxiliam na tomada de decisões, permitindo o controle eficiente dos gastos, a análise de viabilidade de projetos e a maximização dos lucros. Diante disso, este estudo objetivou identificar os instrumentos da contabilidade gerencial utilizados pelas incorporadoras imobiliárias localizadas no extremo sul catarinense. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e de levantamento. Os resultados revelam que as incorporadoras utilizam alguns dos instrumentos de contabilidade gerencial evidenciados pela literatura em suas rotinas de gestão. Além disso, os gestores participantes da pesquisa consideram estes instrumentos relevantes para a gestão das incorporados. Apesar desta percepção dos gestores, as incorporadoras localizadas no extremo sul catarinense têm utilizado informações contábeis para aprimorar processos e gerenciar negócios de maneira eficaz. Pesquisas futuras podem analisar estratégias utilizadas pelas incorporadoras imobiliárias para minimizar incertezas externas nos orçamentos e na análise de custos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10243
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdf3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.