Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10242
Título: Planejamento estratégico em uma empresa de calçados situada em Sombrio - SC
Autor(es): Nunes Filho, José Airton
Orientador(es): Santos, Ana Paula Silva dos
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Diagnóstico
Plano de ação
Comércio varejista
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O planejamento estratégico é constituído de ações que irão ser definidas pelos gestores e colaboradores da empresa para facilitar suas decisões futuras. Dessa forma a pesquisa objetivou elaborar um planejamento estratégico para uma empresa de pequeno porte de comércio varejista situada em Sombrio- SC. Para o alcance do objetivo foi proposta uma pesquisa qualitativa, descritiva, estudo de caso com o uso de entrevista e questionário. Foi elaborado uma entrevista com o proprietário, seguido de um questionário aplicado aos funcionários e outro aos clientes. Percebeu-se como forças internas da empresa o atendimento, a localização, os preços, a qualidade e a variedade dos produtos. Em contrapartida, as fraquezas são a falta de investimentos e a publicidade. Ademais as oportunidades são o prazo de pagamento desejado pelo cliente, clientes fidelizados, as marcas reconhecidas e o fato de a principal renda da cidade ser o comércio. Entretanto as ameaças encontradas foram o horário de funcionamento do concorrente, o estabelecimento ser de pequeno porte, os concorrentes próximos, a cidade com baixa população e as redes sociais. O estabelecimento pretende ser referência no ramo de calçados região sul catarinense, mantendo sua qualidade e atendimento, prosperando por muitos anos. Assim são propostas como ações colocar um outdoor de propaganda da empresa, definir um funcionário responsável para cuidar das redes sociais, estabelecer metas de vendas mensais, investir e reformar ambiente interno da empresa e realizar o processo sucessório. Portanto o objetivo consiste em minimizar os pontos fracos da organização, implementando uso de publicidade e desenvolver competitivamente a empresa.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10242
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Airton Nunes Filho.pdfTCC1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.