Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10241
Título: Compliance: percepções dos gestores de uma operadora de saúde à luz dos parâmetros de integridade do decreto regulador nº 11.129/2022
Autor(es): Freitas, Jéssica de
Orientador(es): Silva, Sérgio Mendonça da
Palavras-chave: Programas de compliance
Saúde suplementar
Parâmetros de avaliação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O compliance se expandiu no setor da saúde, como medida impositiva ao bom desenvolvimento dessa complexa atividade empresarial no Brasil. Na tentativa de um ambiente ético e seguro, essas organizações passaram a adotar programas de compliance. Este estudo objetiva identificar a aderência dos gestores de uma operadora de saúde com rede própria de hospitais utilizando os parâmetros de avaliação do Decreto Regulador nº 11.129/2022. De natureza descritiva, a pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário com 25 questões divididas em quatro blocos e uma questão aberta. Os dados coletados foram analisados utilizando-se estatística descritiva, com a indicação de medianas, médias e desvio padrão. O Teste t de Studen foi utilizado na comparação do entendimento entre os grupos assistenciais e administrativos não evidenciando diferenças significativas. Para tratar os dados qualitativos foi utilizada como técnica a análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a percepção dos gestores e líderes para as vinte e cinco questões investigadas variou entre média 4,19 e 3,92 nos indicadores totais dos grupos. Com destaque para os Blocos A e D, que obtiveram a mais alta e a mais baixa classificação, respectivamente. Neste sentido, os achados na análise qualitativa revelam que as respostas estão alinhadas aos dois objetivos previstos no art. 56 do Decreto Regulador nº 11.129/2022. Como resultado, conclui-se que, especificamente nas empresas analisadas, mostram-se aderente aos programas de integridade (compliance) e que os maiores níveis de adesão estão relacionados aos treinamentos realizados nas instituições, com o código de conduta e o apoio demonstrado pela alta administração.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10241
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica de Freitas.pdfTCC1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.