Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1024
Título: As atividades de produção de carvão e suas subsequências ambientais com relação aos eventuais processos de subsidência
Autor(es): Baccin, Fabíola Kellen
Orientador(es): Bruchchen, Sergio
Palavras-chave: Mineração de carvão
Perícia ambiental
Subsidência
Descrição: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Perícia e Auditoria Ambiental.
Resumo: Os conflitos ambientais, advindos da crescente concentração populacional aliados a um modelo de desenvolvimento econômico que compromete o equilíbrio ecológico e, consequentemente, a qualidade de vida dos cidadãos, têm gerado demandas judiciais cada vez mais complexas envolvendo questões ambientais. Neste contexto, a subsidência é o processo caracterizado pelo afundamento da superfície de um terreno em relação às áreas circunvizinhas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é montar a estrutura de uma perícia técnica para avaliação de danos em obras civis causadas pelos processos de subsidência associadas às atividades de produção de carvão em uma mina subterrânea. A metodologia utilizada está baseada em levantamentos a partir de dados bibliográficos, documentos legais, legislação aplicável. A perícia, assim constituída, se torna instrumento importante para que as partes envolvidas no processo possam desenvolver seus argumentos jurídicos, para ao final, o juiz decidir quem é o real causador do dano ambiental.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1024
Aparece nas coleções:Monografia (ENG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabíola Kellen Baccin.pdfMonografia1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.