Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10239
Título: Avaliação dos indicadores de liquidez e endividamento de universidades comunitárias de Santa Catarina
Autor(es): Brolesi, Heloisa Fernandes
Orientador(es): Benfatto, Anderson Corrêa
Palavras-chave: Ensino superior
Financiamento da educação
Gestão universitária
Universidades comunitárias
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As universidades comunitárias de Santa Catarina estão situadas em um cenário cada vez mais competitivo, dominado por uma lógica mercadológica. Nesse ambiente, competem com instituições de ensino superior privadas, com fins lucrativos, muitas vezes constituídas como Sociedades Limitadas (LTDA) ou Sociedades Anônimas (SA), com ênfase no lucro em vez do desenvolvimento local e regional. Com a promulgação da Lei n. 12.881, conhecida como Lei das Comunitárias, em vigor desde 12 de novembro de 2013, as Universidades Comunitárias (UCs) foram categorizadas como um novo modelo jurídico de Instituição de Ensino Superior, tornando-se elegíveis para receber recursos anteriormente destinados apenas à organizações públicas. O objetivo deste estudo é evidenciar o desempenho financeiro das universidades comunitárias. e como metodologia, a pesquisa foi baseada em dados de três universidades comunitárias de Santa Catarina, selecionadas por disponibilizarem seus demonstrativos em portais de transparência. Os dados secundários foram coletados dos sites oficiais de cada UC. Os documentos analisados incluíram fluxo de caixa, demonstrações contábeis, balanço patrimonial, demonstrativos de resultados, e notas explicativas, abrangendo o período de 2013 a 2021. Os dados coletados foram processados e tabulados em planilhas de Excel para produção de índices de liquidez e endividamento. Os resultados indicam que o desempenho geral de cada universidade, todas de mesmo porte, percebe-se que a Universidade A apresentou um resultado desfavorável dentre as três. Por outro lado, as universidades B e C se destacaram com índices de liquidez e endividamento, favoráveis, apresentando um equilíbrio financeiro.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10239
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heloisa Fernandes Brolesi.pdfTCC452,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.