Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10238
Título: Práticas gerenciais e tomada de decisão em propriedades rurais: estudo com rizicultores dos municípios de Forquilhinha e Maracajá – SC.
Autor(es): Junkes, Gabriela de Almeida
Orientador(es): Silva, Sérgio Mendonça da
Palavras-chave: Produção agrícola
Contabilidade rural
Sucessão nas empresas familiares
Planejamento estratégico
Assessoria contábil
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esta pesquisa trata sobre as práticas gerenciais e tomada de decisão em propriedades rurais localizadas nos municípios de Forquilhinha e Maracajá – SC. O crescimento da população mundial resulta no aumento do consumo de alimentos, por consequência tem-se a necessidade do aumento da produção, e assim, maior demanda para as operações administrativas e gerenciais destes processos. Partindo deste princípio, buscou-se pesquisar junto aos rizicultores dos municípios de objeto de estudo deste trabalho, quais as práticas gerenciais que são baseadas as tomadas de decisões em suas propriedades. Para isto, foi utilizado o método de pesquisa de forma mista e os objetivos descritivos. Foi utilizado o levantamento como forma para coleta dos resultados, por meio de um questionário com 21 perguntas fechadas e 2 perguntas para resposta aberta. Este questionário foi elaborado a partir de três áreas: identificação do gestor e da propriedade; sobre a gestão da propriedade; e sobre a contabilidade da propriedade, sendo aplicado de forma online, em contato com 39 produtores via mensagem por aplicativo de celular. Acerca dos resultados obtidos com a pesquisa, ressalta-se a sucessão da gestão da propriedade, assunto este que não é tratado entre os gestores e, portanto, não possui planejamento algum. Outro tema de destaque é em relação a falta de conhecimento dos benefícios de uma assessoria contábil para melhor gestão dos negócios, bem como, o interesse dos produtores em ter auxílio neste setor de suas atividades.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10238
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela de Almeida Junkes.pdfTCC542,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.