Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10235
Título: Planejamento estratégico: estudo de caso em unidade produtiva familiar (UPF) e distribuidora de bananas “in natura” em Içara/SC
Autor(es): Bif, Fernanda Fermo
Orientador(es): Santos, Ana Paula Silva dos
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Diagnóstico
Análise Swot
Plano de ação
Ferramenta 5W2H
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O planejamento estratégico é uma ferramenta que serve para diagnosticar os pontos que devem ser melhorados, visando analisar o estado atual da empresa, identificar os objetivos futuros e como fazer para alcançá-los. Desta forma, a pesquisa realizada tem como objetivo elaborar um planejamento estratégico para uma unidade produtiva familiar e distribuidora de banana “in natura” localizada em Içara/SC. Para o alcance do objetivo geral foram propostos como metodologia uma pesquisa qualitativa, com estrutura descritiva, estudo de caso por meio de entrevistas e questionários. As entrevistas foram aplicadas com o proprietário e gestor da empresa, e os questionários com os clientes, fornecedores e colaboradores. No diagnóstico foi apontado que a empresa possui como ponto forte o atendimento ao cliente e o compromisso da empresa com toda a cadeia produtiva, além das formas e prazos de pagamento com fornecedores e clientes. Como ponto fraco foi apontado por grande parte dos respondentes, o horário de trabalho, colaboradores desmotivados e falta de mão de obra específica para a atividade. As oportunidades encontradas foram as rotas programadas em dias específicos, produto de qualidade e preço competitivo, contudo as ameaças estão relacionadas com colaboradores desmotivados, concorrência e desastres ambientais. A empresa apresentou muitos pontos fortes, entretanto sua cultura organizacional comprometida em suas atividades e credibilidade devido a preparação e rotatividade de colaboradores. De acordo com o diagnóstico, foi apresentado o modelo de análise SWOT, realizado a missão, visão e valores para a empresa, assim como o plano de ação por meio do método 5W2H.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10235
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Fermo Bif.pdfTCC645,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.