Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10233
Título: FGTS digital: análise da percepção dos profissionais da contabilidade do município de Criciúma/SC quanto a sua implementação
Autor(es): Guimarães, Camila da Cruz
Orientador(es): Fontana, Patriele de Faveri
Palavras-chave: Obrigações acessórias
eSocial
Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os envios realizados ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista (eSocial) passarão a ser utilizados como base de dados para alimentar um novo sistema que será utilizado para recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o FGTS Digital. Nesse sentido, o objetivo do estudo é de analisar a percepção de profissionais da contabilidade de Criciúma/SC quanto a implementação do FGTS Digital. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, com abordagem descritiva e com estratégia de pesquisa de levantamento. Os principais dados levantados indicam que a maioria dos entrevistados possuem conhecimento da nova ferramenta que em breve será implantada e que a maior parte dos respondentes considera deter pouco ou moderado conhecimento sobre o assunto. A expectativa para implementação da nova ferramenta não apresentou pontos negativos entre as respostas dos entrevistados, sendo a instabilidade dos sistemas ou programas utilizados a maior dificuldade esperada por esses profissionais responsáveis pelos envios, com base nas experiências de implantação de novos sistemas, o desafio também é vislumbrado para o FGTS Digital. Por fim, conclui-se por meio do estudo que, a maioria dos entrevistados já passaram por alguma medida de adequação para a chegada da nova ferramenta ou que possuem previsão para realizá-la.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10233
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila da Cruz Guimarães.pdfTCC442,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.