Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10232
Título: Desenvolvimento de um Balanced Scorecard para posterior implementação em um escritório de contabilidade localizado no sul de Santa Catarina
Autor(es): Pedro, Bruno Vitali
Orientador(es): Castanha, Eduardo Tramontin
Palavras-chave: Escritório de contabilidade
Avaliação de desempenho
Balanced Scorecard
Planejamento estratégico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O objetivo do estudo foi desenvolver um Balanced Scorecard para posterior implementação em um escritório de contabilidade localizado no Sul de Santa Catarina. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa junto aos gestores do escritório de contabilidade investigado. A coleta de dados do estudo foi realizada entre os meses de março e maio de 2023, que permitiram desenvolver um painel de indicadores de desempenho do escritório de contabilidade. As análises internas realizadas evidenciaram pontos fortes e fracos que devem ser analisados pelos gestores para que melhorias sejam devidamente realizadas. A análise externa permitiu identificar oportunidades de mercado para atender futuras demandas da contabilidade, principalmente sob o ponto de vista da contabilidade digital. Tal aspecto permitirá a expansão de sua carta de clientes e consequentemente o aumento do faturamento. Cabe salientar que as análises internas e externas realizadas permitiram promover mudanças no ambiente do escritório, antes mesmo de o Balanced Scorecard ser implementado. Pesquisas futuras podem realizar o acompanhamento da efetiva implementação do instrumento desenvolvido nesta pesquisa.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10232
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Vitali Pedro.pdfTCC559,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.