Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10231
Título: O uso do custeio variável para formação de preço de venda em uma indústria cerâmica vermelha do sul de Santa Catarina
Autor(es): Santos, Brenda Floriano dos
Orientador(es): Menegali, Manoel Vilsonei
Palavras-chave: Gestão de custos
Mark-up divisor
Indústria cerâmica
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Uma das finalidades da contabilidade de custos é o fornecimento do preço de venda. Em empresas de pequeno porte do setor cerâmico geralmente a precificação é feita sem qualquer procedimento técnico, resultando em dificuldade para se manter no mercado. O objetivo deste artigo é estruturar o preço de venda pelo método do mark-up das telhas e tijolos de uma indústria cerâmica. Quanto à abordagem, o estudo se caracteriza como qualitativo com objetivos descritivos, além de utilizar como estratégia a pesquisa documental e o estudo de caso. Este estudo visa esclarecer a forma correta de estruturar o preço de venda para telhas e tijolos numa indústria cerâmica com base no Mark-up divisor. Inicialmente foram levantados documentos e informações disponibilizadas pelo empresário do ano de 2022 a respeito dos custos, despesas e receitas da empresa. Essas informações comporão a base de dados, unificadas em planilhas eletrônicas da Microsoft Excel, com o intuito de projetar a análise dos custos e a estruturação do preço de venda. Verificou-se que os custos fixos representaram maior índice em relação à receita da empresa e os preços já praticados são próximos dos preços apurados por esse estudo. Além de que, a entidade possui receita suficiente para gerar lucro e cumprir com as suas obrigações.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10231
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brenda Floriano dos Santos.pdfTCC879,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.