Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10230
Título: PIS E COFINS: uma análise das contribuições federais no regime não-cumulativo em uma empresa de refrigeração situada no sul de Santa Catarina
Autor(es): Teixeira, Ana Claudia Paz
Orientador(es): Fontana, Patriele de Faveri
Palavras-chave: Contribuição não-cumulativa
Revisão tributária
Regime de apuração
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O artigo ressalta a importância de as empresas buscarem soluções para reduzir gastos e otimizar a carga tributária, visando entregar melhores preços sem comprometer a qualidade do produto. O planejamento tributário é apresentado como forma de minimizar os custos e despesas relacionados aos tributos. As empresas que não investem na gestão tributária estão mais vulneráveis à processos tributários e penalidades, sendo importante contar com profissionais capacitados e informações confiáveis para desenvolver um planejamento adequado. As contribuições do PIS e da COFINS são citadas como exemplo de tributos cumulativo e não-cumulativo. O estudo proposto visa analisar os processos de apuração dessas contribuições em uma empresa de refrigeração, verificando as operações relacionadas à apuração e sua conformidade com a legislação. A abordagem desta presente pesquisa se enquadra em quantitativa, realizada de forma documental e descritiva. Foi analisado o documento da apuração das contribuições de PIS e da COFINS de cinco meses. Os resultados revelaram que a empresa analisada apresentou inconformidade com a legislação, recuperando créditos indevidos. É ressaltada a importância de um conhecimento aprofundado das regras tributárias e da presença de uma equipe capacitada em contabilidade para otimizar a carga tributária de forma geral. Recomenda-se a revisão periódica das apurações e a implementação de controles internos eficientes. Cada empresa é única, e as recomendações apresentadas são específicas para a empresa em estudo. Estar em conformidade com a legislação fiscal, tomar decisões embasadas e evitar problemas futuros requer um conhecimento aprofundado das regras tributárias, a presença de especialistas em contabilidade e a implementação de controles internos eficientes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10230
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Cláudia Paz Teixeira.pdfTCC817,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.