Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10229
Título: A avaliação dos indicadores de liquidez e endividamento dos cinco clubes de futebol destaque no campeonato brasileiro de 2022
Autor(es): Zimermann, Alison Feltrin
Orientador(es): Benfatto, Anderson Corrêa
Palavras-chave: Entidade desportiva profissional
Gestão
Clubes de futebol
Contabilidade desportiva
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente artigo tem como tema a avaliação do desempenho financeiro dos cinco clubes de futebol destaque no Campeonato Brasileiro de 2022. Para isso tem-se como objetivo geral que é avaliar os indicadores de liquidez e de endividamento dos clubes destaque no Campeonato Brasileiro de 2022 de 2012 a 2022. Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de uma abordagem quantitativa, com objetivo descritivo, por meio de pesquisa documental, em um estudo multicascos, os dados foram coletados nos sites oficiais dos clubes e de suas respectivas federações estaduais, onde se utilizou dos demonstrativos contábeis dos mesmos, a coleta abrangeu o período de 2012 a 2022 e foram escolhidos os cinco primeiros colocados do Campeonato Brasileiro de 2022. Para análise foram utilizados os indicadores de liquidez e endividamento apresentados graficamente. Os resultados apontam que tanto os índices de liquidez quanto os índices de endividamento não ficaram dentro do que se considera ideal em todos os clubes do estudo durante todos os anos abordados, assim mostrando as dificuldades financeiras que mesmo os melhores clubes do país passam.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10229
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alison Feltrim Zimermann.pdfTCC650,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.