Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10221
Título: Brinquedo educativo adaptado para crianças com deficiência auditiva
Autor(es): Grigio, Morgana
Orientador(es): De Luca, Giovani Simão
Palavras-chave: Brinquedos educativos
Design de produto
Tecnologia assistiva
Deficiência auditiva
Crianças com deficiência
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Design de Produto da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este artigo tem como objetivo propor uma solução de aprendizagem que contribua com a realidade de crianças com surdez. Neste contexto, o processo de aprendizagem destas crianças está ligado com a linguagem de sinais, que é a primeira língua que aprendem juntamente com a escrita em língua portuguesa. O ensino através do brinquedo se apresenta como uma solução que desperta emoções, raciocínio, frustrações, fantasias e fazem com que crianças surdas e não surdas interajam entre si. Para o levantamento de dados, a Escola Maria de Lourdes Carneiro foi selecionada para realizar entrevistas e fotos, para que obtivesse a seguinte consideração de associar imagem, letra, e simbolização. O briefing de design foi de um brinquedo para crianças surdas que exercite a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa de forma lúdica, dinâmica, colorida despertando a curiosidade e também o raciocínio. No processo de geração de alternativas, apresentou diversas soluções, dentre elas o quebra-cabeças através de formas geométricas. O resultado deste processo criativo foi um brinquedo adaptado para crianças surdas, para que ajudassem no processo de associação. Um protótipo do brinquedo foi entregue para uma mãe e filho com surdez para que o testasse e apresentasse um feedback sobre a atividade da criança, a mãe constatou que no começo a criança teve dificuldades a quantidade de peças e teve auxílio, mais as letras que o seu filho conhecia encaixou sozinho. O brinquedo gerado pelo processo criativo apresentado neste artigo atendeu as expectativas, sendo útil para o ensino e também atrativo para se trabalhar com este público.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10221
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (DSG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Morgana Grigio.pdfTCC11,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.