Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10220
Título: Design no âmbito veterinário: projeto multidisciplinar de uma prótese canina de membro pélvico
Autor(es): Quilante, Karini
Orientador(es): De Luca, Giovani Simão
Palavras-chave: Design de produto
Prótese canina
Impressão 3D
Tecnologia assistiva
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Design de Produto da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um produto no ramo da prótese animal, possibilitando autonomia e qualidade de vida através de equipamentos que auxiliam na mobilidade. Com a realização do levantamento bibliográfico, foram encontrados os principais requisitos para melhoria do produto. Apesar de existirem muitas inovações neste ramo, estas nem sempre atingem as especificações para serem considerados acessíveis, ergonômicos e confortáveis. Alguns dos problemas associados ao desenvolvimento mal realizado é o superdimensionamento dos componentes do conjunto, o qual poderia ser corrigido com um acompanhamento mais próximo de veterinários, engenheiros, designers e com o uso de materiais mais leves. Dentre as áreas em que o design atua, está o de Tecnologias Assistivas, que é o ramo que cuida da elaboração e do desenvolvimento de recursos para eliminar ou amenizar dificuldades resultantes de deficiências físicas. O desenvolvimento deste projeto foi realizado em um cão que possui o membro pélvico traseiro parcial. Sendo feito em três etapas: coleta de dados do animal, projeto da prótese por impressão e montagem do conjunto final. Este projeto teve uma equipe multidisciplinar, sendo composta por uma designer, dois médicos veterinários e um engenheiro de produção. Com esta pesquisa, foi possível ver o papel do design como área interdisciplinar que pode contribuir com a melhoraria da vida dos animais que possuem algum tipo de lesão, fratura ou má formação em algum membro. Ao final do artigo, é apresentada uma prótese realizada pela combinação de partes produzidas por impressão 3D, usinagem e confecção.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10220
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (DSG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karini Quilante.pdfTCC5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.