Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10219
Título: Estudo da estabilidade de nanopartículas
Autor(es): Dal Pont, Eduardo O.
Orientador(es): Dal Bó, Alexandre Gonçalves
Palavras-chave: Água
Nanosílica
Coloides
Estabilidade
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro Químico, no Curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A estabilidade de suspensões coloidais é essencial para a aplicação em diversas áreas. Nesse contexto, este estudo buscou avaliar a carga e a estabilidade de nanopartículas de sílica coloidal em diferentes fontes de águas de superfície, considerando o envelhecimento e a agitação. As amostras de água foram tratadas com uma concentração de 0.01 M de KCl, e agitadas por diferentes períodos de 0, 15 e 30 min, e para estudar a estabilidade das suspensões, foram realizadas medidas em intervalos de 0, 15, 30 e 40 dias para equalizar a concentração iônica. Através da análise por espalhamento de luz dinâmico (DLS), foi determinado o tamanho médio das partículas e o índice de polidispersão (PDI). Os resultados indicaram um tamanho médio das partículas de aproximadamente 32 a 34 nm, com baixo PDI (≤ 0,2), o que sugeriu uma distribuição homogênea das partículas nas suspensões coloidais. A variação no tempo de agitação não demonstrou um impacto significativo no tamanho das partículas por apresentarem resultados semelhantes . A análise do potencial zeta foi realizada para avaliar a estabilidade dos sistemas coloidais. Os valores negativos de potencial zeta indicaram a presença de partículas estáveis em suspensão, devido à repulsão entre elas. As amostras apresentaram valores de potencial zeta próximos a -25 mV, o que indica um comportamento estável das suspensões coloidais ao longo do tempo, independentemente do tipo de água, tempo de agitação e envelhecimento da solução.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10219
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EQM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.