Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10216
Título: Design e ergonomia para melhorias em cabines de colheitadeiras de grãos
Autor(es): Schnaider, Renata
Orientador(es): Brodbeck, Fabio Costa
Palavras-chave: Design de máquinas
Ergonomia
Colheitadeiras
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Design de Produto da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Impulsionado em grande parte pela agricultura de precisão, o modo em que as plantações agrícolas são realizadas é muito diferente se comparada as praticadas a alguns anos atrás. Atualmente diversos modelos de máquinas agrícolas são produzidas com tecnologias avançadas, tendo em vista o bom desempenho em relação a produção. No entanto os fatores ergonômicos nem sempre são considerados, fazendo com que o posto de trabalho de muitas dessas máquinas apresentem problemas de conforto e segurança, diminuindo o rendimento e aumentando a fadiga dos operadores. Diante desta problematização no presente estudo utilizou-se da metodologia de Lobach como inspiração para desenvolver possíveis soluções para estes problemas, aplicando normas e diretrizes, tendo como objetivo especifico melhorias nos assentos e apoios de cabines de colheitadeiras, e como objetivo geral melhoria na qualidade de vida de seus usuários, que nesta condição é o agricultor.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10216
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (DSG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.