Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10214
Título: Design sustentável: produto naturalmente antibacteriano a partir da casca do sobreiro
Autor(es): Fraga, Geovana Lima
Orientador(es): Vieira, Maico Carlos
Palavras-chave: Ecodesign
Sapateira
Material antibacteriano
Cortiça
Design sustentável
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Design de Produto da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O desenvolvimento de produtos sustentáveis requer pesquisa e aplicação de novos materiais de baixo impacto ambiental. Alguns componentes utilizados na fabricação de produtos de uso diário além de causar desequilíbrio ao meio ambiente quando descartados indevidamente, podem proliferar bactérias em suas superfícies, um assunto que tem se tornado preocupante durante a pandemia do COVID-19. Logo, a substituição dos materiais atualmente utilizados por outros menos nocivos indica vantagens ambientais, competitivas e principalmente higiênicas. Considerando os fatores anteriores e o potencial da cortiça como material natural e antibacteriano, este trabalho pretende demonstrar a sua aplicação no desenvolvimento de uma sapateira sob os preceitos do ecodesign e design sustentável.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10214
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (DSG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.