Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10213
Título: Cirurgia bariátrica: design thinking como estratégia para a ideação de material educativo para pacientes
Autor(es): Ferreira, Cintia
Orientador(es): Rieth, João Luís Silva
Palavras-chave: Cirurgia bariátrica
Design thinking
Material educativo
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Design de Produto da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Em um mundo marcado por excessos, o problema da obesidade tem sido pautado em discussões sobre a saúde humana e portanto, cada vez mais, é buscado e observado a eficácia da cirurgia bariátrica como um método seguro de controle e manutenção do peso, nesse contexto as informações disponibilizadas aos pacientes podem auxiliar no esclarecimento de dúvidas e preocupações sobre o procedimento cirúrgico. A pesquisa é de natureza aplicada e qualitativa, feita através de revisão bibliográfica de livros, revistas e artigos científicos nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, juntamente há um questionário respondido por 30 pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica, com o intuito de compreender as principais dúvidas do pré e pós-operatório, e assim identificar as necessidades de conhecimento. Este artigo apresenta a aplicação da metodologia do Design Thinking para o desenvolvimento de um material didático educativo para pacientes, onde contenha informações sobre a cirurgia de forma que possa auxiliar o pós operatório, utilizando uma forma lúdica para despertar o interesse sobre o conteúdo abordado, que estimula a aprendizagem, aumenta a satisfação do paciente e incentiva bons hábitos relacionados à alimentação e atividades físicas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10213
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (DSG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.