Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10211
Autor(es): Pirola, Tainá Francisco
Orientador(es): Brodbeck, Fabio Costa
Palavras-chave: Atividades de ensino-aprendizagem
Metodologias
Treliças planas
Design de produto
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Design de Produto da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Atualmente, é notório que tanto as universidades como as escolas são importantes influenciadores no desenvolvimento do ser humano, uma vez que esse ambiente permite que o indivíduo seja capaz de compreender e solucionar os processos e problemas do cotidiano. Nos currículos de graduação em engenharia, a análise mecânica de objetos ou estruturas é tratada de forma considerada abstrata, devido a abordagem matemática, seguindo o ensino tradicional que se concentra no conteúdo apresentado pelo professor. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um produto lúdico direcionado ao ensino de estruturas, apropriando-se do uso da metodologia de Mike Baxter, em especial o planejamento de produtos. O produto é destinado para atividades de ensino de treliça plana. Sendo um produto adaptável, para possibilitar a configuração de diferentes treliças e/ou de dimensões distintas, empregando elementos modulares na forma de barras retas com seção constante. A aplicação do design colabora no estudo de novas abordagens, com produtos tangíveis, experimentais e de fácil visualização, buscando levar ao usuário a experiência da análise dos conceitos, podendo o mesmo aplicar as fundamentações teóricas e verificar seus resultados, tornando um futuro profissional que sabe aplicar a teoria no mundo real.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10211
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (DSG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.