Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10210
Título: Revestimento 3D confeccionado a partir da combinação do resíduo do MDF com resina poliuretana à base de óleo de mamona
Autor(es): Fraga, Paloma Lubave
Orientador(es): Rieth, João Luís Silva
Palavras-chave: Revestimento 3D
Resíduo de MDF
Resina poliuretana
Óleo de mamona
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Design de Produto da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O projeto proposto se inicia a partir de uma problematização ambiental, o resíduo de MDF, que segundo a norma NBR 10.004/2004, da ABNT, classifica o MDF como Classe I – Perigosos, por conter em sua composição resinas sintéticas, e produtos para tratamentos, o que impossibilita o processo de queima. O resíduo de MDF oferece riscos ao meio ambiente e à sociedade, fazendo com que ele necessite de um descarte especial. Atualmente existem empresas que buscam reduzir impactos naturais estudando novas tecnologias e materiais que não agridem o meio ambiente. Neste contexto o presente artigo faz uma análise de produtos, projetos ecológicos e pesquisa quantitativa com o público, a fim de identificar atributos estéticos e físicos. Como resultado, desenvolveu-se um revestimento 3D combinando o resíduo de MDF e a resina poliuretana à base de óleo de mamona.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10210
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (DSG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.