Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10178
Título: As concessões dos aeroportos no Brasil: de estatal brasileira para estatais europeias (2012-2019)
Autor(es): Damasio, Yuri
Orientador(es): Goularti Filho, Alcides
Palavras-chave: Aviação civil
Infraero
Concessão aeroportuária
Aeroportos
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho consiste em analisar as concessões aeroportuárias e os seus efeitos na Infraero, no período de 2012 quando iniciaram as concessões até 2019. Ao longo da trajetória da aviação civil brasileira necessitou de uma estatal para conduzir a infraestrutura e administrar aeroportos, principalmente com o aumento da demanda aérea no país a partir dos anos 2000. A direção dos aeroportos saiu da estatal brasileira e passou para o capital privado e público estrangeiro, seguindo na contramão de grandes empresas estatais que cuidam dos aeroportos mais movimentados da sua região e ainda buscam expansão internacional. Esse estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com informações sobre o fluxo de passageiros, balanços da Infraero, anuários estatísticos e relatórios da ANAC. Os resultados apontam uma diminuição da receita da empresa impactando nas tarifas da estatal, além de perder grande parte da administração dos aeroportos mais movimentados para empresas com capital público estrangeiro.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10178
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yuri Damasio.pdfTCC428,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.