Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10177
Título: Análise da eficiência de lojas supermercadista: um estudo de caso utilizando a técnica análise envoltória de dados (DEA)
Autor(es): De Boit, Vanessa De Bona
Orientador(es): Fabris, Thiago Rocha
Palavras-chave: Data envelopment analysis
Supermercados
Avaliação da eficiência
Benchmarking
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O segmento supermercadista é um dos mais importantes dentro do setor varejista, pois desempenha papel crucial no abastecimento de produtos essenciais para a população, além de ser o primeiro setor a captar as mudanças no comportamento do consumidor. Diante de tais fatores, aliados a forte concorrência e evolução deste segmento se fez necessário o aprimoramento de técnicas para mensurar a eficiência das unidades. Assim, o presente trabalho buscou analisar a eficiência de vinte lojas pertencentes a uma rede de supermercados, localizada no sul de Santa Catarina. Para a análise da eficiência foi utilizado o método Data Envelopment Analysis (DEA), que consiste de uma abordagem técnica não-paramétrica que avalia o desempenho das organizações por meio da fronteira relativa de eficiência, baseada na matriz de insumos e produtos das Decision Making Units (DMU’s). As variáveis utilizadas na investigação foram o faturamento bruto, o número de funcionários e o número de terminais de caixas (checkout’s) de cada unidade, nos anos de 2021 e 2022. Os resultados obtidos apontam para um baixo percentual de unidades com máxima eficiência durante o biênio analisado. Esse achado pode indicar que são necessárias políticas de ação corretiva, visando garantir o aprimoramento contínuo das operações e a maximização do desempenho. Além disso, foi possível identificar o benchmarking da empresa que serve como importante ponto de referência para a formulação de estratégias para as demais lojas.
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10177
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa de Bona de Boit.pdfTCC1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.