Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10176
Título: Análise dos microempreendedores individuais (MEIS) no setor de comércio e serviços de Araranguá entre 2010-2019
Autor(es): Ferreira, Ruan Barbosa
Orientador(es): Estevam, Dimas de Oliveira
Palavras-chave: Microempreendedorismo
Desenvolvimento regional
Setor de serviços
Microempreendedor individual
Desenvolvimento econômico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a atividade dos microempreendedores individuais (MEIs) no setor de comércio e serviços de Araranguá no período entre 2010 e 2019. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes percursos: regulamentação dos MEIs, identificação do crescimento do setor de comércio e serviços em âmbito estadual e municipal, análise do impacto dos MEIs na economia local e relacionamento dessas atividades com o crescimento da cidade. A metodologia consistiu uma pesquisa documental, na qual foram analisados os dados fornecidos pelo DATASEBRAE, IBGE, Portal do Empreendedor e Receita Federal. Os resultados indicam que o setor de serviços possui uma grande importância em Araranguá, porém a cidade está ficando para trás em termos de desenvolvimento econômico em relação ao restante do estado. Além disso, observou-se a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre a validade do MEI a longo prazo, para evitar que se torne apenas uma maneira de formalização para atividades informais e não um estímulo a criação de empresas. As conclusões apontam que embora o MEI tenha alta relevância no número de empresas da cidade, seu impacto na economia local não é tão expressivo. Além disso, Araranguá continua concentrando seu PIB majoritariamente no setor terciário e não está apresentando um crescimento econômico sustentável.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10176
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ruan Barbosa Ferreira.pdfTCC672,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.