Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10174
Título: O impacto da taxa de câmbio e do PIB na importação de suplementos alimentares no Brasil
Autor(es): Vieira, Matheus Colle
Orientador(es): Fabris, Thiago Rocha
Palavras-chave: Importação
Suplementos alimentares
Taxa de câmbio
Produto interno bruto (PIB)
Modelagem econométrica
Nutracêuticos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho tem por propósito analisar de forma quantitativa o impacto do PIB nacional e da taxa de câmbio sobre as importações de suplementos alimentares. Em decorrência de ser um mercado novo e em crescimento se tem a necessidade de analisar seu comportamento perante a economia. A abordagem utilizada foi uma modelagem econométrica (MQO) para buscar entender estatisticamente e economicamente como se comportam as importações dos suplementos alimentares. Todo o contexto do mercado econômico tem que ser observado para determinar as relações entre produtos ou setores. O mercado de suplementos alimentares dentro do Brasil sofre grandes influências de outros fatores externos, como, regulamentações e demanda excessiva, que interferem na importação do produto, invalidando economicamente a análise do PIB sobre as importações, fazendo com que seja, de certa forma, irrelevante para a importação desse produto, considerando o período analisado. De maneira geral, a importação dos suplementos alimentares sofreu influências fora do esperado, fazendo com que o PIB nacional e a taxa de câmbio, não tivessem um impacto tão expressivo na análise.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10174
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Colle Vieira.pdfTCC1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.