Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10173
Título: A indústria de defesa brasileira: uma análise histórica
Autor(es): Patricio, João Carlos Mota
Orientador(es): Cittadin, Ismael
Palavras-chave: Base industrial de defesa (BID)
Indústria de defesa e segurança - Brasil
Forças armadas - Brasil
Defesa nacional
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este artigo tem como objetivo utilizar a bibliografia acadêmica disponível, documentos oficiais do Estado e artigos de revistas especializadas para mostrar a evolução histórica a BID (Base Industrial de Defesa) do Brasil, mostrando como esta indústria se comportou durante os períodos de conflitos que envolveram o país desde sua independência, além de expor alguns desafios e conquistas durante estes períodos. Também mostrou a competência da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), associação essa que é a única representante da área. O trabalho ainda comparou o orçamento do Ministério Defesa e também discriminou os orçamentos da Marinha, Exército e da Força Aérea Brasileira mostrando as principais contas do Comando de cada força, principais projetos e resultados industriais da BID para o Brasil. Com base nos orçamentos e suas contas o trabalho ainda trouxe uma explicação dos projetos e como a BID será beneficiada ou não com os mesmos fazendo um prognostico do cenário atual de nossas capacidades atuais de nos prepararmos para um conflito.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10173
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Carlos Mota Patricio.pdfTCC741,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.