Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10170
Título: Análise da variação nos preços dos fertilizantes agrícolas sobre o custo de produção de Santa Catarina
Autor(es): Freitas, Bianca de
Orientador(es): Watanabe, Melissa
Palavras-chave: Variação de preços
Produção agrícola
Custo operacional efetivo
Insumos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A variação dos preços dos fertilizantes pode afetar o custo da produção agrícola e as decisões dos agricultores. Uma gestão eficiente dos custos de fertilizantes é essencial para a viabilidade econômica da produção agrícola e maximização do retorno sobre os investimentos. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar a influência da variação dos preços dos fertilizantes agrícolas no custo de produção em Santa Catarina de 2012 a 2021, destacando a importância dos fertilizantes nos custos de produção e sua relação com as culturas selecionadas. A metodologia empregada foi descritiva, bibliográfica e documental, utilizando dados secundários e análise quanti-qualitativa. O estudo constatou que os fertilizantes têm uma participação relevante no custo operacional efetivo da produção agrícola. Além disso, a variação dos preços dos fertilizantes ao longo do período analisado mostrou-se consonante com as quantidades produzidas de cada cultura abordada.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10170
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca de Freitas.pdfTCC1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.