Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10169
Título: Avaliação da rentabilidade dos fundos brasileiros de investimentos em ações separados por estilo de gestão e estratégia
Autor(es): Souza, Gustavo Rosso de
Orientador(es): Cittadin, Ismael
Palavras-chave: Fundos de investimentos
Ibovespa
Renda variável
Retorno sobre investimentos
Mercado de ações
Benchmarking
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este estudo analisa o desempenho dos retornos da indústria de fundos de investimento em ações brasileiros no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2022. O objetivo é comparar esses retornos com os benchmarks e determinar a taxa de mortalidade dos fundos. Além disso, busca-se identificar os tipos de gestão, risco e estratégias que apresentaram um maior número de fundos que superaram os principais benchmarks do mercado. A amostra consiste em 3.938 fundos, sendo 2.145 em atividade e 1.793 registrados e cancelados. A classificação dos fundos é baseada nas categorias da ANBIMA, e seus retornos são comparados ao Ibovespa, IBRX-100 e CDI. Os resultados revelam uma ineficiência dos gestores em superar os benchmarks, com 45,53% dos fundos registrados sendo cancelados, especialmente na categoria de fundos Livres. Em relação ao desempenho, a maioria dos fundos não conseguiu superar o CDI (66,1%), o IBRX-100 (58,7%) e o Ibovespa (51,7%), indicando dificuldades em obter retornos acima dos investimentos de renda fixa. Essas descobertas destacam a importância de uma seleção cuidadosa de fundos de investimento em ações no Brasil, considerando as limitações da indústria e analisando o histórico de desempenho. O estudo contribui para o entendimento da indústria brasileira de fundos de investimento em ações e fornece insights para investidores e pesquisadores interessados nesse campo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10169
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo Rosso de Souza.pdfTCC1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.