Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10165
Título: A relação entre o binge alcóolico no período gestacional de ratas Wistar e o desenvolvimento de esquizofrenia na vida adulta da prole
Autor(es): Godoi, Amanda Kunz de
Orientador(es): Zugno, Alexandra
Palavras-chave: Esquizofrenia
Beber em binge – Efeito fisiológico
Álcool – Efeito fisiológico
Grávidas – Uso de álcool
Neurotransmissores
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A esquizofrenia é um transtorno mental crônico que afeta cerca de 1% da população mundial. A sua etiologia e fisiopatologia não são completamente conhecidas. Todavia, estudos apontam para a hipótese de alterações do neurodesenvolvimento, em que adversidades no início do segundo trimestre de gestação, como a exposição pré-natal ao álcool, podem levar à ativação de circuitos neurais patológicos durante o início da idade adulta, resultando no surgimento de sintomas da esquizofrenia. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre o binge alcóolico no período gestacional de ratas Wistar e o desenvolvimento de esquizofrenia na vida adulta da prole. Foram utilizadas 24 ratas Wistar para o acasalamento. As ratas gestantes foram divididas em dois grupos maternos: mães controle (MC) e mães álcool (MA). No 11º dia de gestação, ocorreu uma única administração de água ou álcool (25%) na dose de 3g/Kg via gavagem. Aos 60 dias de vida, a prole foi submetida ao modelo animal de esquizofrenia (induzido por cetamina - CET) e aos testes comportamentais de atividade locomotora, interação social e inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto. Posteriormente, a prole foi eutanasiada e suas estruturas cerebrais (hipocampo e estriado) foram dissecadas para avaliação dos níveis de dopamina e serotonina. Os resultados indicam que a cetamina reproduziu o modelo animal de esquizofrenia ao induzir hiperlocomoção dos machos e fêmeas e aumento de latência para a interação social das fêmeas. A hiperlocomoção foi persistente nas fêmeas filhotes do grupo álcool (FA) + CET. Os machos FA+CET tiveram redução do rearing. Na interação social, o binge alcóolico, associado ou não ao modelo de esquizofrenia, demonstrou aumento do tempo de contato social nas fêmeas (FA+SAL e FA+CET) e aumento do número de contato dos machos (FA+SAL). Ao avaliar o desempenho cognitivo, os machos do grupo FA+SAL demonstraram déficit de IPP comparado aos grupos cetamina dos filhotes do grupo controle (FC+CET) e álcool (FA+CET). Também foram observados níveis elevados de serotonina e dopamina no estriado dos machos e reduzidos de dopamina no estriado das fêmeas dos grupos FA+CET. Com este estudo pode-se concluir que os efeitos da exposição ao binge alcóolico no 11° dia de gestação foram persistentes na vida adulta da prole submetida ou não ao modelo animal de esquizofrenia induzido por cetamina.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10165
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Kunz de Godoi.pdfDissertação1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.