Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10164
Título: Efeitos das nanopartículas de ouro obtidas a partir da síntese verde em um modelo animal de ferida crônica induzida com Resiquimod
Autor(es): Mendes, Carolini
Orientador(es): Silveira, Paulo Cesar Lock
Palavras-chave: Ferimentos e lesões - Tratamento
Feridas crônicas - Tratamento
Nanopartículas de ouro - Uso terapêutico
Sistema verde
Açaí - Uso terapêutico
Sangue de dragão - Uso terapêutico
Babosa (Planta) - Uso terapêutico
Aloe vera - Uso terapêutico
Descrição: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC para obtenção do título de Doutor em Ciências da Saúde.
Resumo: As feridas crônicas são caracterizadas por uma inflamação prolongada, e representam um desafio para a área da saúde, pois impactam negativamente a qualidade de vida dos pacientes e a economia mundial devido ao seu alto custo de tratamento. Estratégias alternativas devem ser desenvolvidas para um tratamento custo-efetivo e direcionado. Nesse cenário, o campo emergente da nanobiotecnologia pode fornecer uma plataforma alternativa para desenvolver novos agentes terapêuticos para o processo de cicatrização de feridas crônicas. A síntese verde de nanopartículas de ouro (GNPs) garante menor toxicidade nos tecidos biológicos e maior segurança de aplicabilidade, além de somar os efeitos das nanopartículas (NPs) aos dos extratos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do tratamento com GNPs reduzidas pelo método de síntese verde com Euterpe oleracea, Croton lechleri e Aloe vera em um modelo de ferida crônica, e compará-las a um tratamento padrão comercial (Safgel®) e laser, em ratos Wistar. Foram utilizados 105 ratos Wistar machos distribuídos randomicamente em 7 grupos experimentais (n = 15): I. Ferida Aguda (FA) - sem tratamento local ou sistêmico; II. Ferida Crônica induzida com Resiquimod (FC) – sem tratamento local ou sistêmico; III. FC + tratamento com GNPs reduzidas com com E. oleracea (FC + GNPs-Açaí); IV. FC + GNPs reduzidas com C. lechleri (FC + GNPs-SD); V. FC + GNPs reduzidas com A. vera (FC + GNPs-AV); VI. FC + controle positivo com SafGel® (FC + SafGel®); VII. FC + controle positivo com laser 660 nm, 2J. Os animais foram anestesiados com isoflurano 4%. O modelo de lesão crônica foi induzido com Resiquimod aplicado topicamente durante 6 dias. Os tratamentos com GNPs foram iniciados então no oitavo dia após a última aplicação do Resiquimod, e realizados diariamente até o décimo dia. Foi realizada análise macroscópica e escore inflamatório, além da análise do tamanho das feridas. Após 12 h da última aplicação foi realizada a eutanásia dos animais, retirado o tecido (pele/lesão) para as análises histológicas, bioquímicas e moleculares. Observou-se que as terapias propostas com GNPs foram capazes de reduzir significativamente o escore inflamatório e aumentar a taxa de contração da ferida. Através da análise histológica observou-se redução do infiltrado inflamatório. Os resultados de PCR demonstraram aumento da expressão gênica de fibronectina e colágeno tipo III, principalmente no grupo Res + GNPs-AV. As terapias propostas foram ainda capazes de reduzir significativamente as citocinas pró-inflamatórias, aumentar as anti-inflamatórias e reduzir os marcadores oxidantes. O presente estudo demonstrou que os efeitos das GNPs sintetizadas pela síntese verde somam-se aos efeitos dos extratos dessas plantas e favorecem o processo de reparo tecidual em ferida epitelial crônica.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Tese
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10164
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolini Mendes.pdfTese6,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.