Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10162
Título: A influência do tratamento das disfunções temporomandibulares em pacientes com cefaleias primárias: atendimento multidisciplinar na saúde pública
Autor(es): Streck, Julia Niero Zanatta
Orientador(es): Ceretta, Renan Antônio
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: Introdução: As Disfunções Temporomandibulares (DTM) são quaisquer alterações ou disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM), músculos da mastigação e/ou outras estruturas relacionadas. São a causa mais comuns de dor orofacial crônica e, juntamente com as cefaleias primárias, são consideradas Condições Dolorosas Crônicas Comórbidas (CDCC). Ambas as condições compartilham fisiopatologia semelhante e comumente aparecem e interagem em um mesmo indivíduo. Sabe-se que o tratamento de forma conjunta dessas condições favorece o prognóstico do paciente, na redução da intensidade de dor e evitando que haja a cronificação das doenças. Objetivos: O objetivo deste estudo é desenvolver uma revisão sistemática com meta-análise e verificar os efeitos do tratamento da DTM em indivíduos com cefaleia comórbida, como intensidade de dor e frequência de crises de cefaleia. Método: Foi realizado um registro da revisão na PROSPERO e a metodologia utilizada foi baseada no checklist PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic review and Meta-Analysis Protocols). Foi realizada uma busca e coleta de dados conforme os critérios de inclusão e exclusão. Para análise do risco de viés, foi utilizado a ferramenta Rob2, conforme orientado pela Chrocrane e a meta-análise com o Revman software. Resultados: Sete estudos foram incluídos na revisão sistemática e quatro participaram da meta-análise. Foi verificado na avaliação qualitativa dos estudos, houve redução da frequência e intensidade das cefaleias, quando o indivíduo recebeu intervenções para tratamento da DTM comórbida. Porém, na avaliação da meta-análise, não houve diferença significativa na redução de frequência das cefaleias, mas sim, houve diferença significativa na redução da intensidade de dor. Conclusão: O tratamento concomitante das cefaleias com as DTM é importante para o controle da intensidade da dor nesses indivíduos. A educação sobre as CDCC e o tratamento multidisciplinar das mesmas, é uma questão de saúde pública, que pode permitir melhores prognósticos para a população afetada.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10162
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCSCol)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia Niero Zanatta Streck.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.