Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10156
Título: Avaliação dos efeitos da Bauhinia forficata como adjuvante no tratamento de diabetes mellitus tipo 2: revisão sistemática e metanalise
Autor(es): Dimer, Liliana Maria
Orientador(es): Ceretta, Luciane Bisognin
Co-orientador: Rosa, Maria Inês da
Palavras-chave: Pata-de-vaca – Uso terapêutico
Pata-de-vaca – Efeito fisiológico
Diabetes Mellitus tipo 2 - Tratamento
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: Introdução: O diabetes mellitus (DM), por ser uma doença crônica, constitui-se como um problema de saúde pública devido ao grande número de pessoas acometidas e às consequências trazidas pela doença. Além de ser causa de internações, acarreta complicações irreversíveis, responsáveis pela diminuição da expectativa de vida. Essas complicações, além de limitarem as atividades diárias e produtivas, comprometem a qualidade de vida dos usuários com DM. O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) corresponde a 90%–95% de todos os casos de DM, com grande impacto na saúde da população e na vida das pessoas. Objetivo: Avaliar os efeitos do uso de Bauhinia forficata como adjuvante no tratamento em indivíduos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática e metanálise. Desenvolveu-se uma estratégia de busca utilizando os seguintes termos: “Bauhinia forficata” e “diabetes mellitus” e seus respectivos sinônimos, sendo que a busca de artigos nas bases de dados via OVID. A pesquisa foi limitada a estudos em humanos e sem restrição de idioma. Resultados: Após o processo de triagem, quatro estudos preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos na revisão, sendo dois ensaios clínicos randomizados e dois quase-experimental. Os estudos foram publicados entre 1990 e 2022, dois estudos realizados no Brasil e dois estudos no Chile, a média de idade dos participantes ficou acima de 58 anos, incluindo um total de 136 indivíduos. A metanálise dos estudos incluídos não revelou diferença significativa entre os grupos no desfecho da hemoglobina glicada, mascom relação a glicemia, foi encontrado redução significativa dos valores quando comparados os participantes antes e após os três meses da intervenção (DMP: 0,62; 95% IC: 0,04 a 1,20; p = 0,04; I² = 35%) e também quando comparados o grupo que recebeu a intervenção ao grupo controle (DMP: -0,48; 95% IC: -0,94 a -0,03; p = 0,04; I² = 9%). Conclusão: Na presente revisão sistemática e metanálise, a Bauhinia forficata mostrou-se efetiva da redução dos níveis de glicemia, sendo um promissor adjuvante no tratamento do DM no SUS junto as Práticas Integrativas e Complementares, porém ainda são necessários estudos para elucidar seus efeitos na hemoglobina glicada e outros parâmetros.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10156
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCSCol)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liliana Maria Dimer.pdfDissertação798,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.