Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10155
Título: Lógicas formal e dialética em sistemas de ensino de Matemática
Autor(es): Ambrosio, Pedro Gabriel
Orientador(es): Ortigara, Vidalcir
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Lógica dialética
Lógica formal
Proposição davydoviana
Ensino desenvolvimental
Descrição: Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Esta dissertação buscou responder ao seguinte problema: como os elementos conceituais da lógica formal e dialética se manifestam em duas organizações de ensino de Matemática, especificamente, da Matemática Moderna e do sistema Elkonin-Davídov? Assim, o estudo teve como objetivo geral analisar as manifestações lógicas peculiares às bases das organizações de ensino citadas. Tal objetivo geral engendrou três específicos: (i) caracterizar os principais elementos das lógicas formal e dialética; (ii) compreender a esfera lógica na organização das duas concepções de ensino da Matemática; e (iii) demonstrar o sentido da superação da lógica formal pela dialética. Nesse sentido, o texto progride, após a introdução, para o capítulo 2 Lógica formal e Lógica dialética , o capítulo 3 Sistemas de ensino da Matemática Moderna e Elkonin-Davídov e, o capítulo 4 Considerações finais. Como resultados, evidenciou-se os elementos de ambas as lógicas, bem como suas manifestações nos sistemas de ensino de Matemática, a lógica formal no da Matemática Moderna e a lógica dialética no de Elkonin-Davídov, além disso, é explicitado a maneira em que um sistema supera o outro.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10155
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Gabriel Ambrósio.pdfDissertação6,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.