Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10152
Título: A Lei n° 10.639/03 e o ensino da dança na escola: diálogo com professores da área de linguagens e ciências humanas
Autor(es): Santos, Karolainy Benedet dos
Orientador(es): Cabral, Gladir da Silva
Palavras-chave: História e cultura afro-brasileira – Currículos – Jacinto Machado (SC)
Danças afro-brasileiras – Estudo e ensino
Ensino – Meios auxiliares
Dança na educação
Educação física
Descrição: Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: O presente estudo objetiva analisar a presença do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas do município de Jacinto Machado (SC) com professores da área de linguagens e ciências humanas, considerando a possibilidade de intervenção desse conteúdo por meio da dança na escola. A pesquisa pretende investigar o conhecimento dos professores da área de linguagens e ciências humanas sobre a Lei nº 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na escola, que está em vigor há 19 anos, e também analisar a percepção dos professores sobre a possibilidade de ensino desse conteúdo por meio da dança na escola na disciplina de Educação Física e de um trabalho interdisciplinar com as áreas que a Lei abrange. As disciplinas que integram o ensino desse tema são as da área de linguagens e ciências humanas, que contemplam: a Educação Física, Artes, Português, Inglês, Geografia e História. Para tanto, a metodologia utilizada para a pesquisa foi de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas orais utilizando de questionários semiestruturados com perguntas que abarcam o objetivo de investigação desta pesquisa. Como referenciais teóricos, foram utilizados como autores principais: Soares et alii (2012), Munanga (1998; 2010; 2012), Falcão (1996), Marques (2007), Verderi (1998), Hall (2000; 2003; 2005), Bauman (2005; 2012) e também documentos que norteiam a educação como a BNCC (2018), LDB, 1996) e algumas leis importantes como a Lei nº 10.639/2003. Como resultados principais, percebemos que os professores não apresentam conhecimento claro sobre a Lei n° 10.639/2003, embora reconheçam que na BNCC há a presença desse tema como proposta de ensino. Ainda, reconhecem que há a possibilidade de tratar a história e cultura afro-brasileira por meio da dança no currículo escolar em suas disciplinas e também como forma interdisciplinar juntamente com a Educação Física.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10152
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karolainy Benedet dos Santos.pdfDissertação944,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.