Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10151
Título: Educação inclusiva no ensino regular: desafios aos docentes que atuam junto a estudantes com deficiência
Autor(es): Gonçalves, Carla Roberta da Silva
Orientador(es): Bittencourt, Ricardo Luiz de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação de professores
Educação inclusiva - Legislação
Educação inclusiva - História
Educação especial
Estudantes com deficiência
Descrição: Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: A presente dissertação objetivou analisar os desafios apresentados por docentes que atuam junto a estudantes com deficiência na implementação da educação inclusiva, a partir das suas experiências. Como objetivos específicos, buscamos compreender a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva; investigar as concepções de educação inclusiva presentes em sua fala; verificar os desafios apresentados pelos professores diante dos estudantes com deficiência e identificar possíveis formas de superação. Para tanto, o percurso investigativo buscou contextualizar o histórico da educação especial e inclusiva, abordar a sua legislação e a formação de professores. Os principais autores que com os quais dialoga o desenvolvimento desta pesquisa são: Carvalho (1999; 2000), Fernandes (2011), Freire (2005; 2014), Goffredo (1999), Larossa (2011), Mantoan (2011; 2015), Nóvoa (1992; 1995; 2009; 2019), Skliar (1999; 2006; 2021), Tardif (2014), Sassaki (2003; 2005), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola no extremo sul de Santa Catarina, a seleção da instituição e das oito professoras participantes se deu por terem estudantes com deficiência nas suas classes regulares, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, a fim de possibilitar o diálogo no momento da entrevista e buscou-se especificamente dar ênfase ao olhar dos professores que atuam junto a estudantes com deficiência para, assim, se compreender melhor a educação inclusiva e seus desafios. Por meio das entrevistas, as professoras apresentam alguns desafios que dificultam a implementação da inclusão e contribuem para que as professoras não se sintam preparadas para atuarem de forma inclusiva. As histórias relatadas pelas entrevistadas evidenciaram que a realidade escolar ainda apresenta fragilidades e contradições, em um sistema de ensino que legalmente é inclusivo, mas que ainda precisa se adequar com formas de trabalhar que considerem as diferenças existentes no contexto escolar. A inclusão escolar ainda é um desafio que necessita ser enfrentado por todos, pois apesar das conquistas, muito ainda precisa ser feito para que a cada dia o que está proposto em lei seja o que acontece na escola.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10151
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Roberta da Silva Gonçalves.pdfDissertação1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.