Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10150
Título: Trajetórias construídas por professores/as LGBT na educação básica
Autor(es): Figueredo, Alexandre Marcineiro
Orientador(es): Rabelo, Giani
Palavras-chave: Professores de educação básica
Minorias sexuais
Experiência de vida
Orientação sexual
Identidade de gênero
Descrição: Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as experiências de vida e profissional de docentes LGBT que atuam na educação básica em escolas públicas de Criciúma (SC) e região. A fim de cercear o objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar como a orientação sexual e/ou identidade de gênero foi vivenciada e entendida no ambiente familiar heteronormativo; identificar os mecanismos utilizados para sobreviver no ambiente escolar; conhecer as motivações que levaram à escolha da docência como profissão; reconhecer como o curso de graduação atuou diante das questões de gênero e sexualidade no processo formativo; perceber de que maneira foram recebidos/as no âmbito escolar no exercício da docência na educação básica e, por fim, identificar as estratégias utilizadas nas disciplinas para promover o debate sobre diversidade sexual e de gênero na sala de aula. Os conceitos que guiaram as análises foram educação, gênero e sexualidade com base nos escritos de Judith Butler (2002; 2003), Guacira Lopes Louro (1997; 1999; 2000; 2004) e Jimena Furlani (2007). Foram entrevistados/as quatro professores/as da educação básica e o principal critério de escolha foi que estes sujeitos deveriam necessariamente se identificar nas ―categorias‖: Lésbica, Gay, Bissexual ou Transexual. A pesquisa foi de caráter qualitativo, com a utilização da metodologia da história oral, a fim de compreender as trajetórias de vida e profissional dos sujeitos pesquisados. Além da introdução e conclusão, a dissertação está organizada em três seções, assim denominadas: “Sujeitos desviantes a heteronormatividade, diversidade sexual e de gênero na família e na escola: processos identitários para além do binário‖, ―A escolha pela docência: diversidade sexual e de gênero no processo de formação para o magistério‖ e, por último, ―A diversidade sexual e de gênero da e na docência na educação básica: o modelo binário de gênero e a heterossexualidade compulsória em questão‖. Concluo que é possível perceber várias aproximações entre trajetórias e experiências dos/as professores/as LGBT envolvidos, no viés do gênero e sexualidade. Em seus percursos estas pessoas - não apenas meus/minhas interlocutores/as, mas os/as docentes LGBT - são sobreviventes. Sobreviventes desde muito cedo, desde o momento que tiveram que enfrentar a família, a escola e a sociedade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10150
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Marceineiro Figueredo.pdfDissertação1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.