Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10148
Título: Perfil do ar exalado no diagnóstico precoce de pneumonia associada à ventilação mecânica
Autor(es): Figueiredo, Rodrigo Cruvinel
Orientador(es): Pizzol, Felipe Dal
Palavras-chave: Pneumonia
Ventilação mecânica
Respiração artificial
Nariz eletrônico
Compostos orgânicos voláteis
Pneumonia nosocomial
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A pneumonia associada a ventilação mecânica é uma das principais causas de infecção nosocomial em pacientes críticos internados em terapia intensiva. É considerada uma infecção associada aos cuidados em saúde e necessita de um conjunto de critérios clínicos, laboratoriais, radiológicos e microbiológicos para um diagnóstico definitivo. O uso do aparelho analisador de gases do tipo nariz eletrônico já vem sendo utilizado na prática clínica para o auxílio diagnóstico de algumas doenças pulmonares como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica, além de ser ferramenta útil na propedêutica diagnóstica de doenças inflamatórias e neoplásicas em outros sistemas orgânicos. O objetivo deste estudo é demonstrar a predição do ar exalado dos pacientes submetidos a ventilação mecânica no diagnóstico a beira leito desta pneumonia e, com isso, torna precoce, sendo ao mesmo tempo eficiente, o diagnóstico desta patologia. Foram colhidas amostras de ar através do ramo expiratório do circuito de ventilação mecânica ao longo da internação de pacientes internados na unidade de terapia intensiva do Hospital São José – Criciúma SC. O trabalho analisou 83 participantes subdivididos em dois grupos, aqueles que desenvolveram a pneumonia e outro grupo que não desenvolveu a patologia. Através da análise de três padrões de ar identificados, conseguiu-se um valor preditivo para diagnóstico de pneumonia associada a ventilação mecânica. As análises das amostras de ar captadas nas primeiras 12 horas de ventilação mecânica invasiva foram capazes de predizer pneumonia associada a ventilação mecânica (p=0,018). Entretanto, nenhuma das outras amostras de ar colhidas ao longo da internação dos pacientes foram capazes de caracterizar gravidade ou predizer, em precoce ou tardia, a pneumonia associada a ventilação mecânica. O presente estudo demonstra que a utilização de um aparelho analisador de gases pode ser útil na predição diagnóstica de pneumonia associada a ventilação mecânica em pacientes internados em terapia intensiva.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10148
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Cruvinel Figueiredo.pdf975,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.