Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10147
Título: Risco de transtornos psiquiátricos associados a médicos que trabalham na área de emergência durante a pandemia no Brasil
Autor(es): Benincá, Vitor Machado
Orientador(es): Zugno, Paula Ioppi
Palavras-chave: Médicos – Saúde mental
Transtornos mentais
Médicos - Estresse ocupacional
COVID-19, Pandemia de, 2020
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: O coronavírus trouxe mudanças importantes na rotina de todas as pessoas no mundo. A partir de março de 2020 quando a OMS declarou o status COVID-19 como pandemia, muitas incertezas e preocupações sobre o futuro também pairaram sobre a população. Uma parte específica da população, as equipes de saúde, principalmente os trabalhadores da linha de frente, tiveram que lidar com isso de maneira mais intensa e consequentemente os riscos de desenvolver transtornos psicológicos aumentam significativamente. Alguns países como a China desenvolveram grandes questionários abordando o estado emocional dos trabalhadores de saúde daquele país. No Brasil, apesar de estudos relacionados a saúde mental da população geral, poucas abordagens foram feitas a essa população específica dos trabalhadores. O presente estudo teve como objetivo avaliar o risco de transtornos psiquiátricos associados a médicos que trabalharam na linha de frente na área de emergência durante a pandemia, analisando-os durante um período crítico de alta demanda da população geral pelo serviço de emergências respiratórias e comparando os mesmos indivíduos em um cenário posterior onde a pandemia já estava mais controlada. Nestas duas etapas verificou-se que a qualidade de vida vista através do questionário SF-36 apresentou melhora da dor, mas piora da saúde mental no pós pandemia, que houve redução na presença de sintomas depressivos e ansiosos avaliados através da escala DASS-21, que diminuíram os sintomas de Burnout investigados pelo questionário MBI adaptado por Chafic Jbeili e que a capacidade de resiliência destes foi reduzida, vista através do RS-14. Por fim, dados do estudo mostraram que a pandemia foi um fator independente de prejuízo de saúde mental para médicos emergencistas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10147
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitor Machado Beninca.pdfDissertação1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.